PROJETOS ESPECIAIS




EDUCAÇÃO NO SISTEMA CARCERÁRIO

A Educação no Sistema Carcerário objetiva proporcionar a continuidade e terminalidade do Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries) por meio de aulas presenciais, desenvolvidas pelas modalidades da Educação de Jovens e Adultos (Ensino Presencial 1º Segmento e Telessala), colaborando para reeducação da demanda carcerária e posterior inserção na sociedade.

PENITENCIÁRIA INDUSTRIAL JUCEMAR CESCONETO

A prisão, por muito tempo, foi utilizada unicamente para punir pessoas. Não havia intenção de qualificar ou de ressocializar os que nela por longo tempo permaneciam. A partir dessa premissa que a EJA, implantou, a partir do segundo semestre de 2005, salas de Ensino Modularizado e Ensino Presencial 1º Segmento na Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto. Atualmente a Penitenciária mantém uma turma de Ensino Presencial 1º Segmento, que funciona como extensão da Escola Municipal Sadalla Amin Ghanem e cinco turmas do Projovem Urbano.


PRESÍDIO REGIONAL DO MUNICÍPIO DE JOINVILLE – ALA FEMININA


A Educação de Jovens e Adultos realizara um programa de assistência sócio-educativo para a reeducandas do Presídio Feminino Regional do Município de Joinville, onde mantém uma sala de Ensino Presencial 1º Segmento. A turma funciona como extensão da Escola Municipal Sadalla Amin Ghanem.


CENTRO DE INTERNAÇÃO PROVISÓRIA – CIP


O CIP é uma instituição voltada a manter em privação de liberdade adolescentes em conflitos com a lei, bem como lhes proporcionar atendimento sociopsicopedagógico. O Centro de Internação Provisória de Joinville foi criado e é administrado através do esforço conjugado de lideranças políticas do Estado de Santa Catarina e do Município de Joinville, inspirado na doutrina de proteção da criança e adolescente pelo Estatuto da Criança e Adolescente. No CIP, os menores recebem apoio sócio-educativo e pedagógico e realizam diversas atividades que visam à reintegração social.
Inaugurado em dois de abril de dois mil e um, (02/04/2001), o CIP mantém privados de liberdade adolescentes da Comarca de Joinville, na faixa etária dos doze (12) anos completos aos dezoitos (18) incompletos, e, conforme art. 2º do Eca, implicados em atos infracionais, com internação determinada por quarenta e cinco dias (45) (art.108 e 183 do Eca) aproximadamente.
A Educação de Jovens e Adultos mantém dentro do CIP uma turma de ensino modularizado, que funciona duas vezes por semana. A turma funciona como extensão da Escola Municipal Sadalla Amin Ghanem.

ALBERGUE FEMININO “ROSA DE SARON”

O Centro de Recuperação Rosa de Saron oferece abrigo e atividades de recuperação para mulheres em situação de dependência química, a exemplo de entorpecentes e álcool, entre outros. Dentro da Casa de Recuperação funciona uma sala de ensino modularizado. A escola funciona como extensão da Escola Municipal Júlio Machado da Luz.

COMUNIDADE TERAPÊUTICA OPÇÃO DE VIDA


Atua na recuperação de dependentes químicos e alcoólatras através de uma Comunidade Terapêutica, que está instalada numa fazenda localizada na Estrada Canela, poste 36 - Pirabeiraba, em Joinville/SC, com capacidade para atender 50 internos.
Tem como objetivo ajudar o dependente químico a se tornar uma pessoa livre através da mudança do estilo de vida, levando a ser um homem, adulto e autônomo, capaz de realizar um projeto de vida construtivo, de aprender a estar bem consigo mesmo e com os outros, sem a “ajuda” das substâncias psicoativas.
O tempo de duração do tratamento ê de 09 meses em regime de internação, dividido em três etapas, sendo a primeira etapa desintoxicação (3 meses), segunda etapa a interiorização (3 meses) e terceira etapa a ressocialização (3 meses). A metodologia aplicada consiste basicamente em: Oração, Disciplina e Atividade Terapêutica.
A instituição ê mantida através de mensalidades e doações, e também dispõem de vagas sociais para pessoas em vulnerabilidade social, beneficiando principalmente adolescentes advindos de programas assistenciais (Secretaria de Bem-Estar Social) e de medidas socieducativas (Vara Infância e Juventude da Comarca de Joinville).
A Educação de jovens e Adultos mantém uma turma de ensino modularizado duas vezes por semana, que têm por objetivo a continuidade dos estudos dos internos e elevação efetiva da escolaridade. Funciona come extensão da Escola Municipal Emílio Paulo Hardt.



FORÇA JOVEM

Tem por objetivo capacitar e inserir jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho, estimulando e criando condições objetivas para elevação da escolaridade dos mesmos, em parceria com a Secretaria de Bem Estar Social.
Este projeto busca dar suporte para as famílias que possuem filhos em vulnerabilidade social, encaminhado pelos programas de proteção especial no município de Joinville, oferecendo capacitação e iniciação profissional aos jovens Inseridos no programa. Entidades Parceiras:
  • Secretaria de Assistência Social
  • Secretaria de Saúde
  • Secretaria de Educação
  • Ministério Público Estadual (Promotoria da Infância e Juventude)
  • Juizado da Vara da Infância e Juventude
  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
  • Fundação Municipal de Esportes.


INICIAÇÃO PROFISSIONAL

O Projeto de Iniciação Profissional tem por objetivo oferecer aos alunos da EJA, Aceleração da Aprendizagem e Ensino Regular (8º e 9º anos), oportunidades profissionais a partir do seguinte tripé: escolaridade, iniciação profissional e desenvolvimento comportamental, em parceria com empresas da região, gerando trabalho e renda. Os cursos são realizados em parcerias com diversas empresas de Joinville, entre elas SENAI, IF-SC, TIGRE, FUNDAMAS, entre outras.



PROJOVEM

O Projovem Urbano é um Programa que se caracteriza por apresentar: Proposta Inovadoras de Gestão Inter-Setorial, Projeto Pedagógico Integrado (PPI) articulando conclusão do Ensino Fundamental, qualificação profissional e experiências de participação cidadã.  A finalidade do Projovem Urbano é promover a inclusão social dos jovens de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, sendo este realizado com duração de 18 meses. Além de proporcionar a conclusão do Ensino Fundamental qualificar profissionalmente para estar inserido no mercado de trabalho o aluno poderá escolher os seguintes arcos profissionalizantes: Metalmecânica, Telemática e Turismo e Hospitalidade. O aluno receberá uma bolsa de R$ 100,00 por mês.