PROGRAMAS ATUAIS




ENSINO PRESENCIAL 1º SEGMENTO

Alfabetiza os cidadãos jovens e adultos que não tiveram oportunidade de escolarização em idade própria. As aulas acontecem nas escolas municipais, igrejas e demais entidades parceiras, de segunda a sexta-feira. A Secretaria Municipal de Educação faz a contratação dos professores e todo acompanhamento pedagógico.


PROJETO TELESSALA (5ª A 8ª séries)

A  Telessala destina oportunizar a conclusão das séries finais do Ensino Fundamental. São aulas ministradas diariamente com auxílio de CDs, companhados de livros, referentes a cada disciplina. O curso tem duração de aproximadamente 15 meses, com quatro dias semanais.  Na telessala o aluno elimina disciplinas, gradativamente, até a conclusão do curso. As aulas são ministradas por um professor tutor com formação em licenciatura, pedagogia ou áreas afins. 



ENSINO PRESENCIAL 2º SEGMENTO


Tem por objetivo atender os munícipes com idade de 15 anos que não tiveram acesso à escolaridade ou interromperam o processo na idade própria, assegurando assim, o direito à Educação e contribuindo para o desenvolvimento de suas capacidades, aptidões e habilidades. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira e a cada seis meses os alunos eliminam uma série, concluindo o Ensino Fundamental em 2 anos.


ENSINO MODULARIZADO


Tem por objetivo oferecer aos jovens e adultos, que não tiveram oportunidade de estudar ou prosseguir seus estudos quanto à idade própria, uma alternativa de início, permanência e conclusão do Ensino Fundamental. É uma modalidade de ensino semi-presencial. Os alunos estudam por meio de apostilas, resolvem os exercícios em casa e tiram as dúvidas com o professor, que além do atendimento individualizado, assistem uma aula de 40 min. onde são tratados conteúdos diversos, que possam atingir todos os alunos, uma vez que o professor atua em turmas cujos alunos estão em séries diversas.
O número de alunos por escola, para que tenha aula uma vez por semana é de aproximadamente 80 alunos, com exceção dos projetos especiais e áreas rurais. Nestas situações, após avaliação do supervisor, coordenador e gerência, procura-se adequar-se à realidade apresentada.